Mangueira Corrugada e Caixas FMD

A mangueira corrugada 3 4 é um tipo de conduíte que apresenta formato de rosca e perfil corrugado ao longo de toda sua extensão, o que permite maior capacidade de curvas. Um eletroduto de 25 mm de diâmetro externo, por exemplo, deve curvar em um raio de 75 mm, até 90° sem obstruir sua parte interna ou perder as propriedades de rigidez.

Fabricada em conformidade com a norma ABNT NBR 15.465:2008, a mangueira corrugada 3 4 deve ser aprovada em um ensaio de resistência, para comprovar que pode suportar uma compressão de até 750 Newtons. Além disso, é um produto que possui capacidade de retornar ao seu formato inicial mesmo despois de pisoteado ou amassado.

A mangueira corrugada 3 4 foi desenvolvida a partir de um material plástico chamado polietileno de alta densidade (PEAD), que confere ao item mais resistência à compressão, impacto e intempéries, além de viabilizar seu uso em altas temperaturas. A cor laranja da mangueira corrugada 3 4 é responsável por proporcionar alta resistência contra a ação de raios solares, por ser mais clara do que as antigas mangueiras pretas quando expostas aos raios solares, além de ficar em conformidade com a referida norma de eletrodutos.

Em termos de caixa de FMD ou usar de forma aparente são possibilidades para qualquer projeto, pois o material é padronizado no mercado. A caixa de luz costuma ser fabricada em polipropileno (PP), um material de excelente resistência e durabilidade que permite a fixação na parede com firmeza. Ao caixa de FMD, o responsável pela instalação conta com um produto leve e de fácil manuseio, que facilita o trabalho em obras de todos os tipos.