BOMBA ESTACIONÁRIA
O que é o concreto bombeado?
O concreto é um material rígido, composto por agregados miúdos e graúdos, aglomerante, água e, em situações específicas, aditivos.
Seu traço determina a proporção entre a mistura dos elementos, com o objetivo de atingir características como trabalhabilidade e resistência, além de ser, sem dúvida, uma das determinações mais importantes. Isso porque quando falamos de concreto bombeado, o material precisa de fluidez para permitir seu bombeamento e passagem adequada pelas tubulações utilizadas no processo.
Se as distâncias desse bombeamento forem muito grandes, verifique a necessidade de aditivos retardadores de pega ou plastificantes. Dessa forma, o concreto terá suas propriedades mantidas durante todo o período de concretagem.
Quais as principais vantagens do bombeamento de concreto?
Como explicado, a produtividade é um diferencial do concreto bombeado. Entretanto, além de permitir o manuseio e transporte de grandes volumes de concreto, o bombeamento do concreto permite:
-
redução da equipe para concretagem;
-
concreto melhor adensado;
-
acabamento melhor de concreto;
-
número menor de juntas secas de concretagem;
-
redução do índice de perdas de material;
-
redução do cronograma de obra;
-
possibilidade de agendamento;
-
qualidade do material utilizado para concretagem;
-
garantias no processo e na resistência final.
Bomba estacionária
Como o próprio nome sugere, esse tipo de bomba deve ser instalada no ponto de recebimento do concreto por betoneiras.
A bomba estacionária atinge boas distâncias horizontais e verticais, permitindo até 500 e 200 metros, respectivamente.
Sua produtividade média é de 35 a 90 metros cúbicos por hora e seu bombeamento se dá no interior de uma tubulação com diâmetro médio de 125 mm, fixada por braçadeiras ao longo do percurso.
